10 de junho de 2010

Mergulho no NDesign em Curitiba!

Aos interessados que comparecerem à Curitiba para participar do Congresso de Design gostaria de informar minha participação no evento com um mergulho inscrito.


Minha atividade foi aprovada e segue abaixo algumas informações:

Título:
Experimentando “Negócios”

Currículo:
Designer formada pela UEPA, atuante na área de jóias, acessórios e produtos sustentáveis, com experiência em gestão do design. Atuo como consultora atendendo associações, comunidades e pequenas empresas no Pará. Conheço materiais, processos e cultura amazônica.
Já desenvolvi coleções de vestuário, estampas, objetos decorativos, bijuterias, sapatos, bolsas de diversos materiais e técnicas. Além de identidades visuais, móveis, layouts de lojas, estandes, displays para jóias e bijuterias.

Resumo da Atividade:
A idéia é imergir no fazer manual, e aliar estes conhecimentos práticos e empíricos do cotidiano a favor do design sustentável, desenvolvendo soluções de produtos e processos que possam ser transformados em negócios sustentáveis.

Justificativa:
Porque nenhuma idéia hoje em dia pode ser desperdiçada, principalmente aquelas que podem transformar a realidade de um grupo de pessoas através da geração de renda.
O designer é tão capacitado para experimentar e desenvolver novos conhecimentos, transpor funções, adaptar aplicações de técnicas, misturar conceitos sem preconceito.
Essa atividade pretende mostrar esse horizonte de atuação aos participante, num misto de pratica e teoria.

Quantidade de Participantes: 20 pessoas
Tempo da atividade: 5h

Informações Específicas:
A preocupação com a sustentabilidade dos produtos envolve dentre outros fatores, os processos de fabricação. O designer também tem condições de desenvolvê-los ao atuar junto a produtores de produtos artesanais, como associações, cooperativas de artesãos e pequenas empresas, que não possuem recursos para maquinários de produção em escala (nem desejam ter uma produção massificada).

A atividade proposta objetiva instigar a percepção com relação aos materiais descartados, e motivar a busca por alternativas inovadoras de uso destes, e o desenvolvimento de novos processos de fabricação arternativos.
Hoje, muitos dos projetos sustentáveis de sucesso, geradores de renda para comunidades inteiras, são frutos da inventividade de artesãos, e/ou cidadãos anônimos, que não apenas inovaram no produto, mas no “fazer”, e através disto conseguiram mudar sua realidade.

Desta forma, através da experimentação e do conhecimento empírico cotidiano, aqui se pretende construir novos produtos e conhecimentos sobre processos de produção artesanal.

O material escolhido para realizar a atividade foi o CD (compact Disc), material esquecido pelos projetos e atividades de reutilização.

A atividade prática será de conceber novos produtos e processos de manufatura artesanal, que contenham o CD como matéria prima base. Ela será realizada seguindo os passos: contextualização (explanação teórica); desafio; experimentação; concepção do produto e do processo de construção artesanal; exposição.

O resultado esperado é que os participantes: atentem para a atuação no ramo do design sustentável; despertem seu olhar sobre as possibilidades que os materiais possuem principalmente os descartados mais inusitados; experimentem e desenvolvam processos de beneficiamento de materiais para a produção de produtos artesanais; tenham mais contato com técnicas variadas artesanais; invistam em idéias que possam ser transformadas em negócios sustentáveis.


Maiores informações sobre O NDesign acessar: http://ndesign.org.br/2010/

Nenhum comentário:

Postar um comentário