12 de junho de 2010

Projeto Nova Jóia + Paralela Gift + Ela Bauer

Em, visita a 17º Feira Paralela Gift que acontece duas vezes ao ano, interessei-me pela palestra gratuita que seria promovida pelo projeto Nova Jóia, esperando mais uma corriqueira palestra "destas" de tendências de jóias. Mas me surpreendi ao me deparar com esta corrente conceitual de jóias: a jóia arte!

Já vinha flertando cada vez mais com o conceito de joia de autor, que tive a oportunidade de conhecer no Rio em 2004 com Paula e Caio Mourão enquanto frequentava seu ateliê para ter aulas, e depois tive esse flerte relembrado e reforçado pelo Seminário Internacional de Design em Belém 2009, com meu querido Steffano Ricci. Mas confesso que o conceito de jóia arte me deixou mais pensativa sobre futuros passos a serem dados por mim. Futuros porque na minha percepção ainda preciso desenvolver-me muito como autora de jóias, para depois sim trilhar esse caminho de artista.

Pois então! Na dita palestra, conheci o trabalho de algumas artistas européias e americanas que apresentaram seus enlouquecidos portifólios, repletos de loucuras insanas e belas. Em particular fascinei-me com Ela Bauer pela insanidade sadia de seu trabalho com silicone dando aspecto de nervuras, veias humanas. Bizzzzzarro mais lindo! Desta mesma artista localizei mais trabalhos num livro q estava folheando na livraria cultura um dia desses... quando passar por lá pego a bibliografia completa e posto!




Além das artistas lá...conheci esse projeto Nova Jóia, que tem essa proposta de preencher essa lacuna aqui no Brasil. Reunir e promover o trabalho dos artistas de jóias. Andei pelo site deles e vi que estão permanentemente trazendo pessoas de fora para ministrarem atividades por aqui nesta vertente Art Jewellery.

Durante a paralela tbm visitei a exposição que os artistas daqui estavam realizando. Mas confesso que achei bem principiante. O que vale é o primeiro passo. Tenho certeza que nas próximas edições estarão mais maduras.

Bom, mais uma vez negligenciei a informação na hora, e acebei nao postando....mais agora aqui está.

Nota: a parela gift tem um espaço só para joalheria de autor. Eu já conhecia este espaço desde 2008.

Mais:
http://www.paralelagift.com.br/paginas/default.aspx
http://www.njoia.com/
http://novajoia.blogspot.com/
http://www.elabauer.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário