12 de junho de 2010

Projeto Nova Jóia + Paralela Gift + Ela Bauer

Em, visita a 17º Feira Paralela Gift que acontece duas vezes ao ano, interessei-me pela palestra gratuita que seria promovida pelo projeto Nova Jóia, esperando mais uma corriqueira palestra "destas" de tendências de jóias. Mas me surpreendi ao me deparar com esta corrente conceitual de jóias: a jóia arte!

Já vinha flertando cada vez mais com o conceito de joia de autor, que tive a oportunidade de conhecer no Rio em 2004 com Paula e Caio Mourão enquanto frequentava seu ateliê para ter aulas, e depois tive esse flerte relembrado e reforçado pelo Seminário Internacional de Design em Belém 2009, com meu querido Steffano Ricci. Mas confesso que o conceito de jóia arte me deixou mais pensativa sobre futuros passos a serem dados por mim. Futuros porque na minha percepção ainda preciso desenvolver-me muito como autora de jóias, para depois sim trilhar esse caminho de artista.

Pois então! Na dita palestra, conheci o trabalho de algumas artistas européias e americanas que apresentaram seus enlouquecidos portifólios, repletos de loucuras insanas e belas. Em particular fascinei-me com Ela Bauer pela insanidade sadia de seu trabalho com silicone dando aspecto de nervuras, veias humanas. Bizzzzzarro mais lindo! Desta mesma artista localizei mais trabalhos num livro q estava folheando na livraria cultura um dia desses... quando passar por lá pego a bibliografia completa e posto!




Além das artistas lá...conheci esse projeto Nova Jóia, que tem essa proposta de preencher essa lacuna aqui no Brasil. Reunir e promover o trabalho dos artistas de jóias. Andei pelo site deles e vi que estão permanentemente trazendo pessoas de fora para ministrarem atividades por aqui nesta vertente Art Jewellery.

Durante a paralela tbm visitei a exposição que os artistas daqui estavam realizando. Mas confesso que achei bem principiante. O que vale é o primeiro passo. Tenho certeza que nas próximas edições estarão mais maduras.

Bom, mais uma vez negligenciei a informação na hora, e acebei nao postando....mais agora aqui está.

Nota: a parela gift tem um espaço só para joalheria de autor. Eu já conhecia este espaço desde 2008.

Mais:
http://www.paralelagift.com.br/paginas/default.aspx
http://www.njoia.com/
http://novajoia.blogspot.com/
http://www.elabauer.com/

Este trabalho me fascinaaaaaaaaaaaaaaaaaa....

 
Um pouco atrasada mas estou postando sobre esse trabalho que conheci no evento Arte na Vila que foi em 27 e 28 de Março de 2010.

Um breve resumo sobre o evento arte na Vila. Bom, quem mora em Sp ou passa por lá deve ter ouvido falar: "a Vila Madalena é cheio de ateliês de artistas. Então é o bairro dos artistas". E é realmente! Tem uma atmosfera tão criativa.

Então, como são muitos espaços próximos, estes se reuniram para promover durante um final de semana a "abertura de seus ateliês" para o público. Pois apesar de muitos possuirem show room para comercialização, no dia a dia, a correria cotidiana não permite ao público ver o artista trabalhando. Desta forma o evento abre as portas e oferece ao público esse contato mais próximo, com demonstrações, atividades interativas, oficinas, exposiçõas. Enfim, é muito bom!

Eu visitei o evento num domingo chuvoso e cheio de frio. Mas fui! E não me arrependi. Marquei no meu mapa o translado a fazer e visitei cerca de 8 ateliês de produção autoral de jóias e mais uns 8 espaços de outros tipos de artes (pintura, escultura, vestuario...). Sendo que eram 60 ateliês participantes nesta que foi a 9º edição do evento.

Mas o trabalho que mais me encantou foi o da Flávia Ferrari que tive a oportunidade de visitar o site antes e visualizar as jóias que possivelmente eu iria encontrar!

Nossa! A coleção era toda inspirada nos Orixas, mas com uma leitura tão contemporânea! Olha só algumas peças:

 Brinco Oxum em Titânio e Prata com gema.
  Brinco Iemanjá em Prata e Titânio.

 
 Pulseira de Oxossi em Prata, Ouro, TiTânio e Gema Praziolita.

Cheguei na loja, que por sinal era bastante aconchegante, com a pretenção de comprar um exemplar, mas não estava mais lá, e como as peças eram limitadas e únicas eu fiquei só na vontade!

A Linha inspirada em Iemanja era uma coisa de maravilhosa! O visual que a mistura da prata com o titânio proporcionou me fez parar de respirar! Alias, em toda a Coleção! Pois a liberdade de misturar o muito nobre, como o ouro, prata, as gemas, com o menos nobre, titânio, cobre, metal oxidado me fez refletir muito sobre a importância de ousar, de ser livre e acreditar nos seus conceitos!

Bom, este trabalho foi de todos q visitei o q ganhou meus aplausos...me surpreendeu!

Para vc saber mais:
http://www.artedavila.com.br/
http://www.flickr.com/photos/flaviaferrari_joias/collections/72157604077465571/

Casa Cor e Espaço da Joalheria Gharimpeira


Tive a oportunidade de conhecer a responsável por este trabalho de "Garimpo" Cristiane Azevedo. Esta jovem designer e ourives é professora na Escola Espaço Mix, e acabei tendo algumas aulas com ela.

Numa destas aulas ela me falou um pouco sobre o seu projeto de agenciamento de designers de jóias através de sua marca Gharimpeira. Um dos trabalhos que desenvolveu este ano foi o desfile de Simone Nunes, no fashion week verão 2010, e atualmente está presente no evento Casa Cor SP de 2010 compondo o espaço da joalheiria projetada pela arquiteta Daniela Colnaghi.

Para entender um pouco mais, a proposta da Gharimpeira é reunir e promover o trabalho de alguns designers de jóias autorais. Desta forma hoje a Gharimpeira promove cerca de 20 designers onde cada um possui um trabalho bem particular.


Achei essa proposta bem legal, porque assim se forma um grupo que tem acesso a feiras, eventos mais facilmente seguindo a lógica do ditado..."a união faz a força".

Ainda irei conferir o espaço na Casa Cor.

Maiores informações:
www.gharimpeira.com

http://www.joiabr.com.br/noticias/n170510b.html
http://www.casacor.com.br/saopaulo/

10 de junho de 2010

Experimental

Meu trabalho com o CD já não é novidade. Mas até então as minhas experimentações estavam no campo das bijuterias.

Nesta nova fase se transformaram em jóias...Algumas conquistas foram obtidas com este trabalho, brevemente anunciarei.

Brinco Fascinio II

Fascinio I

Esta é uma serie de peças, mas aqui exponho apenas dois exemplares. São meus amados brincos solitários em prata com reciclagem de CD. Confecção própria.

A Inspiração é o Olhar fascinado sobre a paisagem urbana e moderna. Este tema reflete muito o momento que estou vivendo...é bem pessoal.

Mergulho no NDesign em Curitiba!

Aos interessados que comparecerem à Curitiba para participar do Congresso de Design gostaria de informar minha participação no evento com um mergulho inscrito.


Minha atividade foi aprovada e segue abaixo algumas informações:

Título:
Experimentando “Negócios”

Currículo:
Designer formada pela UEPA, atuante na área de jóias, acessórios e produtos sustentáveis, com experiência em gestão do design. Atuo como consultora atendendo associações, comunidades e pequenas empresas no Pará. Conheço materiais, processos e cultura amazônica.
Já desenvolvi coleções de vestuário, estampas, objetos decorativos, bijuterias, sapatos, bolsas de diversos materiais e técnicas. Além de identidades visuais, móveis, layouts de lojas, estandes, displays para jóias e bijuterias.

Resumo da Atividade:
A idéia é imergir no fazer manual, e aliar estes conhecimentos práticos e empíricos do cotidiano a favor do design sustentável, desenvolvendo soluções de produtos e processos que possam ser transformados em negócios sustentáveis.

Justificativa:
Porque nenhuma idéia hoje em dia pode ser desperdiçada, principalmente aquelas que podem transformar a realidade de um grupo de pessoas através da geração de renda.
O designer é tão capacitado para experimentar e desenvolver novos conhecimentos, transpor funções, adaptar aplicações de técnicas, misturar conceitos sem preconceito.
Essa atividade pretende mostrar esse horizonte de atuação aos participante, num misto de pratica e teoria.

Quantidade de Participantes: 20 pessoas
Tempo da atividade: 5h

Informações Específicas:
A preocupação com a sustentabilidade dos produtos envolve dentre outros fatores, os processos de fabricação. O designer também tem condições de desenvolvê-los ao atuar junto a produtores de produtos artesanais, como associações, cooperativas de artesãos e pequenas empresas, que não possuem recursos para maquinários de produção em escala (nem desejam ter uma produção massificada).

A atividade proposta objetiva instigar a percepção com relação aos materiais descartados, e motivar a busca por alternativas inovadoras de uso destes, e o desenvolvimento de novos processos de fabricação arternativos.
Hoje, muitos dos projetos sustentáveis de sucesso, geradores de renda para comunidades inteiras, são frutos da inventividade de artesãos, e/ou cidadãos anônimos, que não apenas inovaram no produto, mas no “fazer”, e através disto conseguiram mudar sua realidade.

Desta forma, através da experimentação e do conhecimento empírico cotidiano, aqui se pretende construir novos produtos e conhecimentos sobre processos de produção artesanal.

O material escolhido para realizar a atividade foi o CD (compact Disc), material esquecido pelos projetos e atividades de reutilização.

A atividade prática será de conceber novos produtos e processos de manufatura artesanal, que contenham o CD como matéria prima base. Ela será realizada seguindo os passos: contextualização (explanação teórica); desafio; experimentação; concepção do produto e do processo de construção artesanal; exposição.

O resultado esperado é que os participantes: atentem para a atuação no ramo do design sustentável; despertem seu olhar sobre as possibilidades que os materiais possuem principalmente os descartados mais inusitados; experimentem e desenvolvam processos de beneficiamento de materiais para a produção de produtos artesanais; tenham mais contato com técnicas variadas artesanais; invistam em idéias que possam ser transformadas em negócios sustentáveis.


Maiores informações sobre O NDesign acessar: http://ndesign.org.br/2010/

Agora é só esperar!

Golden Girl 2010
http://auditionsbrasil.com.br/site/

Hoje um dos principais concursos de jóia conceito da America Latina é o Audition promovido pela Anglogold Ashanti. Onde de dois em dois anos eles promovem o concurso em vários países do mundo, e logicamente no Brasil onde possuem empresa em Minas Gerais.

O legal deste concurso é a possibilidade de enlouquecer na criação de jóias conceito, sem se preocupar com a quantidade de ouro na jóia, pois caso o projeto seja selecionado entre os vinte, a empresa fornecerá até 400 g de ouro para a confecção. Então o designer fica aliviado, e só se preocupa com a concepção, e bem depois com a confecção, se for selecionado. Mas para a confecção pode realizar também uma parceria ou ter uma empresa patrocinadora.

Nos anos anteriores foi possivel observar que a concentração dos selecionados esteve no Sudeste e Sul. Isso pode ser justificado por estes Estados terem grande número de empresas no setor, e consequentemente maior quantidade de designers de jóias. Porém timidamente começam a despontar vez ou outra talentos do norte e nordeste. Regiões que mesmo tendo setor joalheiro menor, também manifestam criatividade.

No Pará só tivemos uma classificação até então, na edição de 2006. Não tivemos ninguém classificado em 2008, apesar de, pelo que sei, termos tido grande quantidade de participantes dentre designers e estudantes. Se não me engano a representante do Norte foi do Amazonas.

Nesta edição de 2010, gostariamos que tivessemos mais representantes classificados do norte, pois não é possivel que os projetos daqui não tenham a capacidade de estar entre os demais! E não vale existir revezamento entre Amazonas e Pará. Queremos muitos representantes do Amazonas, do Pará, do Acre, de Roraima, Rondônia, do Tocantins e Amapá!

Não temos grandes empresas de jóias aqui, mas as pequenas que temos também são capazes de patrocinar a confecção de uma peça.

Vamos torcer e acreditar que todos os projetos são analisados igualmente!

Desfile Yorrana Maia - Mercado de Moda - Caixa de Criadores

Não tive ainda a oportunidade de falar com a Yo pra saber o que ela achou. Mas graças à cobertura do blog Idéias Vestíveis pude "ver" o desfile da Yorrana Maia com minhas filhotas (jóias). Então abaixo disponho quatro fotos.
Fotos de Renan Viana do blog ideiasvestiveis.blogspot.com!




8 de junho de 2010

Parceria Yorrana Maia

Estou ansiosa aguardando ver por algum blog (o ideiasvestiveis.blogspot.com!) as fotos do desfile da Yorrana Maia, no evento mercado de moda (caixadecriadores.blogspot.com). Pois, como postei anteriormente, não participei desta edição (que está super estruturada!) por estar aqui, em sampa. Mas tive a oportunidade de fazer uma parceria com ela para produzir seis modelos de pingentes (na correria mesmo).

Estou ainda preocupada porque não sei se ela recebeu, se ela gostou ...enfim...o q aconteceu.

Mas os pingentes eram inspirados no tema que ela solicitou...água...gota...respingos de água...
Os pingentes foram feitos em cobre com desenhos abstratos serrados na chapa....alguns receberam volume através de repuxo, outros foram retorcidos apenas. Como acabamento um escovado com oxidação nattural do cobre. Além de couro grego "nude", em amarrações.

Eu gostei do resultado, pois me amarro na rusticidade...Então abaixo foto dos pingentes. (mas quero ver se desfilaram).

Primeiros passos nesse mundo fantástico dos metais...

Como designer de jóias já tenho alguns anos de carreira. Mas estive sempre desenhando para terceiros. Seguindo suas solicitações e estilos. Isso também é fascinante, porém, para ganhar asas maiores e mais livres decidi fugir da cidade de Belém para adquirir conhecimentos do  fazer que pudessem ampliar estas asas que tanto desejo.

E por que fugir para outra cidade?! simplesmente porque ares diferentes ajudam neste processo maior...

Então foi isso...Estou em fase de incubação e os primeiros passos nesse universo do fazer começam a ser dados. Estou muito feliz e ansiosa para apresentar este novo trabalho. Mas junto com ele, mudanças maiores serão apresentadas tbm.

Então mostro uma das minhas peças que está num estilo extremamente pessoal. Chama-se Medalha Minha Iemanjá.
A proposta é apresentar uma jóia contemporanea, mas com atmosfera vintage...com ares de um amuleto antigo, assim desgastado.

É feito em prata com esmalte. (para quem nao sabe esmaltação é uma técnica milenar que usa substancias vitreas que são fixadas ao metal utilizando fogo. Os egipcios foram os precursores).

Esse jóia é feita com a tecnica da esmaltação, mais especificamente o cloisoné...

O seu detalhe é a modelagem manual dos fios de prata no formato da sereia. O tom esfumaçado é proposital.
Esta peça é única e de uso pessoal.